Cabo Frio (RJ) recebe Escola de Geometria Algébrica
A quinta edição da ELGA (Escola Latino-Americana de Geometria Algébrica) reúne em Cabo Frio, cidade da Região dos Lagos do Rio de Janeiro, 110 participantes, entre jovens pesquisadores, estudantes e cientistas brasileiros e estrangeiros. O evento, que acontece pela segunda vez no Brasil, oferece duas semanas de imersão na matemática através de seis minicursos e onze palestras panorâmicas, que abordam diferentes temas de pesquisas em Geometria Algébrica.
Leia mais: Folha: ‘Al-Khwarizmi e a descoberta da álgebra’
IMPA celebra dez anos da medalha Fields de Artur Avila
Bolsistas do PICME têm teses premiadas pela SBMAC
“Essa escola se tornou um grande ponto de encontro da comunidade de Geometria Algébrica na América Latina e tem deixado um impacto significativo na carreira dos jovens pesquisadores. Na edição de 2015, também em Cabo Frio, os minicursos acabaram direcionando a tese de doutorado de alguns estudantes. Alguns contatos que foram feitos aqui levaram pós-docs de brasileiros no exterior. Então, esperamos que essa edição da escola tenha esse sucesso e impacto para os participantes”, avaliou Carolina Araujo, uma das coordenadoras da ELGA.
Dividido em duas semanas, o evento começou nesta segunda-feira (12) e se estende até sexta (23). Entre os participantes estão Jorge Vitório Pereira, diretor-adjunto do IMPA; Eduardo Esteves (IMPA); Marcos Jardim (Unicamp); Davesh Maulik, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA); Giancarlo Urzúa, da Pontifícia Universidade Católica do Chile; Joaquín Moraga, da Universidade da Califórnia em Los Angeles (EUA); Omid Amini, da École Polytechnique (França); Alicia Dickenstein, da Universidade de Buenos Aires (Argentina), além de outros nomes de destaque da área.
O encontro acontece desde 2011 e já foi realizado na Argentina, México, Chile e duas vezes no Brasil. O objetivo da ELGA é treinar jovens matemáticos que trabalham na América Latina em algumas das áreas mais ativas de pesquisa em Geometria Algébrica, bem como promover maior interação entre pesquisadores e alunos, e construir uma rede de colaborações. O evento é organizado em parceria com o Clay Mathematics Institute.
Leia também: IMPA é destaque em mais uma edição do SIGGRAPH
IMPA está com vagas para pesquisador e pós-doutores