Navegar

30/07/2020

Brasil tem recorde de medalhas na IMC 2020

A participação das dez equipes brasileiras na 27th International Mathematics Competition for University Students (IMC) de 2020, realizada em formato virtual entre 25 e 30 de julho, teve resultados animadores. O país teve seu melhor desempenho na competição, conquistando 29 medalhas: oito de ouro, oito de prata e treze de bronze. Voltada para estudantes universitários, a competição contou com a participação de 99 equipes de instituições de ensino superior de 46 países. Os resultados foram anunciados durante a cerimônia de encerramento da disputa, realizada por vídeo nesta quinta-feira (30).

Entre os brasileiros, o grande destaque foi Thiago Landim de Souza Leão, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com 50 pontos, ele conquistou uma medalha de ouro na 16ª colocação entre os 546 estudantes que participaram da disputa. 

Leia mais: Quem foram os primeiros humanos das Américas?
As lições de geometria do isolamento social
Coluna de política da Folha abre espaço para matemática

A equipe nacional, composta por estudantes que tiveram um bom desempenho na 41ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM 2019) – Nível Universitário, levou cinco medalhas. André Yuji Hisatsuga e Eduardo Ventilari Sodré, da Universidade de São Paulo (USP), conquistaram prata. Já Felipe Chen Wu, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), João Pedro Sedeu e Lucas Hiroshi Harada, da USP, levaram bronze.

O professor Diego Eloi, líder da equipe da OBM, acredita que os resultados são um forte indicador do potencial do Brasil em competições olímpicas. “A maior participação de equipes brasileiras mostrou que, quando o aluno participa, ele tem uma probabilidade grande de se classificar. Os universitários do Brasil são muito bem preparados para estas provas.”

Diego destaca que o bom desempenho da país na IMC foi um trabalho conjunto. “Tudo foi fruto de muita dedicação. Cada líder deu incentivo, força, e brigou por pontos na hora da classificação. Isso foi crucial para o resultado. Eu sou otimista, mas não esperava por um resultado tão bom como esse.”

Além da equipe nacional, participaram do torneio as equipes olímpicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Rio), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Militar de Engenharia (IME), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), USP de São Carlos e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os times foram liderados por representantes de cada instituição.

As provas foram aplicadas em 26 e 27 de julho, e os participantes dispuseram de quatro horas por dia para resolvê-las. As questões envolviam problemas de álgebra, análise real e complexa, geometria e combinatória. Confira os enunciados das provas.

Realizada desde 1994, a IMC é organizada pela University College London em parceria com a American University in Bulgaria e recebe os mais destacados graduandos em matemática e ciências afins do mundo. 

Confira os resultados.

Leia também: Confira o time que vai representar o Brasil na IMO 2020
Claudio Landim ‘ocupa’ blog de Guga Chacra no Globo