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04/08/2020

BBC fala sobre lições matemáticas na pandemia

A pandemia do novo coronavírus evidenciou as aplicações da matemática no cotidiano. Conceitos como “crescimento exponencial” e “taxa de contágio”, que até então estavam distantes da educação básica, acabaram se popularizando. Um vídeo da BBC News Brasil destaca as lições que podemos tirar da disciplina durante a pandemia, recuperando a discussão do webinar “Como ensinar a matemática do futuro?”, do Programa Mentalidades Matemáticas, promovido pelo Instituto Sidarta

A repórter Paula Adamo Idoeta destacou as observações de Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, sobre conteúdos negligenciados no ensino da matemática. Ele considera que a estatística, a análise combinatória e o raciocínio lógico são ferramentas cruciais para que os jovens entendam o mundo e, por isso, deveriam ser mais aprofundados.

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“A estatística coleta, organiza e interpreta informações a partir de uma base de dados. É dela que surgem probabilidades e percentuais como ‘qual é a taxa de mortalidade do novo coronavírus?’, ‘meu carro vai ter desempenho melhor com qual combustível?’”, explicou Paula. A repórter pontuou que quem domina bem estes conceitos tem mais chances em carreiras que estão em alta como analista de dados, estatístico, desenvolvedor de sistemas, analista financeiro e cientista de dados. 

Considerada por Viana a base da ciência de dados e da tecnologia da informação, a análise combinatória permite que se saiba quantas combinações diferentes podem ser feitas com um conjunto de elementos. Paula trouxe um exemplo próximo. “Quantas combinações de senhas de oito ou dez caracteres é possível fazer com as 26 letras do alfabeto e dez algarismos?”

O raciocínio lógico, que implica no uso de pensamentos sistemáticos para se chegar a uma conclusão, é destacado no vídeo como outra habilidade considerada crucial nas profissões do presente e do futuro. A repórter da BBC mostrou um exercício do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) no qual é aplicado o conteúdo.

Jack Dieckmann, diretor de diretor de pesquisa do Youcubed da Universidade Stanford (EUA) que também participou do webinar do Instituto Sidarta, reforça que professores devem pensar formas de abordar temas urgentes que não costumam estar presentes nas aulas de matemática, como mudanças climáticas ou participação eleitoral da população. “Caso contrário, ele acredita que as pessoas vão se ver diante de números, gráficos e tendências sem entender sua própria capacidade de influenciar o comportamento destes dados”, destacou Paula.

Assista o vídeo da BBC News Brasil:

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