Navegar

18/05/2021

Avanços na área de inteligência artificial são tema de seminário

Quanto tempo você tem passado em frente às telas? Seja no celular ou no computador, quanto mais horas ficamos on-line, mais produzimos dados na internet. Com tanta gente conectada, coletar e distribuir grandes volumes de dados para pesquisas se torna um grande desafio, já que o processo envolve questões técnicas e éticas. Para otimizar a abordagem usada por empresas e profissionais da área, Hallison Paz, doutorando do Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA), dá início à série de seminários “Aprendizado de máquina com dados sintéticos”, a partir de 26 de maio, às 13h30, no YouTube do Visgraf. As apresentações são abertas ao público. 

“Uma das dificuldades para quem trabalha com dados é que não basta ter o dado bruto. É preciso ter os dados rotulados. E, geralmente, existe um esforço humano muito custoso no sentido de apontar quais são esses rótulos, essas classificações”, ele aponta. Os dados sintéticos seriam, portanto, uma solução para reduzir o custo de produção e também para o respeito à ética, com respeito a questões de privacidade e de direito de uso. “Quando você gera coisas sinteticamente, você tem controle sobre o que pode acontecer.” 

Leia mais:  IMPA sedia conferência virtual sobre teoria das cordas
COMUNICADO: NOVO CAMPUS DO IMPA
Ubiratan D’Ambrosio morreu nesta quarta (12), aos 88 anos

As palestras terão duração de uma hora e meia, e estão marcadas também para os dias 2 e 9 de junho, sempre no mesmo horário. Não é preciso fazer inscrição prévia, basta ativar o lembrete no canal do Visgraf e assistir às transmissões. Não haverá emissão de certificados. 

Na apresentação de estreia, intitulada “Por que usar dados sintéticos?”, Hallison vai falar da motivação para os usos recentes de dados sintéticos. “Vou abordar as dificuldades, os benefícios e cuidados que devem ser tomados quando treinamos algo fora do mundo real, mas que queremos que funcione nele”, aponta. 

O segundo encontro será dedicado à parte mais prática do seminário. Ele vai detalhar a utilização da plataforma Unity para a construção de cenas. Para finalizar, no seminário “Eles vivem em uma simulação? Treinamento de modelos em ambientes sintéticos dinâmicos” será discutida a aplicação que não se limita a situações estáticas. A programação completa está disponível no site do Visgraf

Leia também: Em evento virtual, IMPA celebra Dia da Mulher na Matemática
Museu da Vida lança websérie infantil sobre matemática