Navegar

17/08/2020

Atriz ensina matemática para vestibulandos no Instagram

A atriz Giovanna Coimbra na novela “Bom sucesso”, da Globo. Foto: reprodução do Instagram.

O ensino à distância, decorrente da pandemia do novo coronavírus, representa um desafio extra para estudantes de muitas partes do país. Para os jovens que encaram o decisivo ano de vestibular, o impacto no planejamento pode ser ainda maior. Mas algumas iniciativas individuais tentam aplacar os efeitos da pandemia na educação. É o caso do projeto da atriz e estudante de Engenharia Civil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Giovanna Coimbra, que criou uma página no Instagram para ajudar alunos que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em matemática. Com três mil seguidores, o perfil Quarentenáticos reúne exercícios e resumos dos principais tópicos abordados na prova.

“Não sou professora. Mas posso compartilhar do meu conhecimento, minha visão de aluna e metodologias de estudo, principalmente em meio à urgência e necessidade dessas pessoas, visto que escolas particulares estão disponibilizando aulas, e muitas das públicas, não”, disse a atriz ao Jornal Extra

Leia mais: Diego Nehab apresenta artigo no SIGGRAPH 2020
IMPA ajuda TSE a garantir segurança sanitária nas eleições
Viana fala sobre a descoberta da América por viquingues

No programa Encontro com Fátima desta sexta-feira (14), Giovanna detalhou como tem funcionado o projeto que é tocado junto com a amiga Nicole, estudante de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Diante de toda a demanda, a maior felicidade foi que, ao passo que tinham pessoas nos procurando para dúvidas, outras se disponibilizaram para ajudar no conteúdo.” Ela relatou que já recebeu mais de 20 mil mensagens, algumas delas de professores de cursos de pré-vestibular que se ofereceram para criar material. “Também teve um estudante de Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF) que se disponibilizou para ajudar com a disciplina”, pontuou.

A atriz reconhece as limitações do Quarentenáticos, mas acredita que em momentos de dificuldades como este, todo esforço é válido. “Sabemos que muitas pessoas não têm nem acesso à internet, mas nossa principal motivação é poder ajudar dentro do nosso raio de alcance. A página pode não ajudar todo mundo, mas todo mundo pode ajudar alguém.”

Engenheiro usa tempo livre para gravar videoaulas de matemática

A virada do aniversário de 26 anos do engenheiro de produção João Jablonski foi bem diferente do que ele imaginava há alguns meses. Em quarentena, ele passou a data editando videoaulas de matemática para o Simples.mat, perfil de Instragram que lançou na segunda-feira (10) para ajudar estudantes com dificuldade de acesso ao ensino na preparação para o vestibular. “Percebi que a pandemia enfatizou ainda mais a desigualdade no acesso à educação e pensei ‘o que eu posso fazer para ajudar estas pessoas?’. Agora, com mais tempo livre, percebi que eu tinha uma chance de fazer o bem para os outros.”

Com a expertise que tem dos tempos que era professor de um curso de pré-vestibular, o engenheiro montou uma ementa baseada no ENEM e nos temas abordados em pré-vestibulares. “Planejei criar conteúdo que vai do início do 5º ano, início do Ensino Fundamental II, até o 3º ano do Ensino Médio. Comecei por álgebra, que é um assunto com o qual eu tenho prática com a didática, e pretendo ir da fatoração até função exponencial. A ideia é abordar todos os temas de maneira cronológica, com um link entre eles”, detalha.

O engenheiro João Jablonski preparando aulas de matemática para o perfil que criou no Instagram.

Inserir a nova atividade na rotina tem sido um desafio, mesmo com as horas livres trazidas pela quarentena. Até às 22h, nos dias de semana, João trabalha de home office, e só começa a se dedicar ao projeto depois disso. “Levo entre oito e 10 horas para gravar um bloco de tema, que pode ter entre dois e quatro vídeos. Tenho que planejar a aula, gravar e editar. Estou preocupado como vou fazer isso daqui para frente, mas eu vou dar um jeito.”

Os resultados têm sido positivos. Em menos de uma semana, a página já conta com quase mil seguidores. “Como o perfil é recente, ainda não recebi retornos mais pontuais dos alunos sobre o conteúdo. Mas algumas pessoas já vieram agradecer e avisaram que iriam o usar os vídeos para estudar”, conta o engenheiro. “Educação é uma pauta que me move. Considero um motor muito importante para o desenvolvimento da sociedade em geral.” 

Repaginado e mais funcional, o Portal da OBMEP também pode ser um importante aliado para os estudantes brasileiros neste ano. A plataforma disponibiliza conteúdos de matemática e física para alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Para começar a estudar, basta acessar o site e assistir ao conteúdo gratuito disponível em vídeos, textos e exercícios. O portal disponibiliza ainda tópicos adicionais, que não costumam ser abordados na Educação Básica, mas que tratam de temas de interesse dos alunos.

Leia também: Rafaela garante primeiro ouro de Suzanápolis (SP) na OBMEP
Visgraf fará quatro cursos on-line no segundo semestre