Navegar

06/07/2020

Aos 12 anos, Catarina ensina matemática pelo YouTube

Foto: Reprodução YouTube

É pelo computador que a pequena Catarina Xavier vem assistindo aulas do colégio, desde o início do isolamento social por conta do novo coronavírus. “Estudar em casa é diferente, me sinto solitária porque fico longe dos professores e dos colegas.” E para tentar amenizar a saudade do ambiente escolar, a menina, de 12 anos, criou um canal no YouTube, o CatMat, e passou a ensinar sua disciplina favorita, a matemática. 

“Sempre quis ser youtuber e sempre amei matemática, a criação do canal foi uma forma criativa e divertida de aprender, estudar, compartilhar e ensinar matemática.” A aluna do 7º ano do Ensino Fundamental já reúne mais de 22 mil seguidores pela plataforma de vídeos e tem 11 mil seguidores em sua conta do Instagram, com a ajuda da mãe, Evelise, quem administra as páginas. 

Leia mais: IMPA comemora Dia da Ciência e do Pesquisador com webinar
Marcelo Viana fala de sistemas dinâmicos em live da SBM
Matemáticos encontram fórmula para café expresso perfeito

Na hora de gravar os vídeos, as duas arrastam os móveis do quarto e abrem espaço para falar sobre os números racionais, frações, raiz quadrada, produto e quociente, entre outros temas matemáticos. Depois da filmagem, o material captado é editado e ganha ilustrações gráficas como pizzas e formas geométricas, que têm como objetivo facilitar a compreensão de quem vai assistir às aulas. 

“Com alegria, ajudo a Catarina na realização do sonho. Existem também preocupações devido à grande exposição, mas estou à frente de todas as redes sociais. Hoje, acumulo as funções de fotógrafa, editora e revisora, entre outras. Todas em prol de vê-la feliz”, garante Evelise. 

Os números, definitivamente, acompanham a família que vive em São Paulo. “Minha mãe também ama matemática. É contadora e já lecionou contabilidade na Escola Técnica de Contabilidade. Meu irmão terminou o Ensino Médio e está se preparando para o vestibular. Então, também passa bastante tempo estudando matemática. Já meu pai relembra a matéria assistindo aos meus vídeos”, conta. 

Catarina diz ser inspirada principalmente por vídeos de curiosidades e jogos que já assistia, e pela ausência “de um conteúdo matemático com linguagem mais jovem e divertida”. A estudante espera realizar em breve outros sonhos, para além da internet: conhecer o mundo e escrever um livro sobre a ciência.

Leia também: Estudo prevê 160 mil óbitos por Covid-19 no Brasil até outubro
Na Folha, Viana aborda a natureza ondulatória da matéria