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19/08/2019

Aluna do interior do Rio cria teorema matemático

Camille Etiene faz curso técnico em Química no IFF. Foto: Divulgação/IFF

Reprodução do G1

Quando o assunto é matemática, não é difícil encontrar alunos que apresentem resistência ou dificuldade de entendimento da matéria. Essa era a realidade de Camille Etiene, de 16 anos, estudante do curso técnico em Química do Instituto Federal Fluminense (IFF) em Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense.

A aluna, hoje, não só se declara apaixonada pela disciplina como também tem um teorema para chamar de seu: o “Teorema de Etiene”. Em matemática, teorema é uma afirmação que pode ser provada como verdadeira, diferindo da teoria.

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Atualmente, a estudante do segundo ano recorda com alegria a satisfação de sua descoberta, realizada durante uma aula do primeiro ano do curso técnico, em 2018, quando estudavam funções quadráticas, que têm como gráfico a curva chamada parábola.

Camille contou ao G1 que nem acreditou quando a experiência saiu do papel, justamente pela falta de afinidade com a matemática.

O professor Leonardo explica que ensina aos alunos um esquema de cinco passos para o esboço da parábola. O último é a marcação do ponto P, que é o simétrico do ponto de intersecção da parábola com o eixo y (ponto (0,c)), em relação ao eixo de simetria da parábola, que representa o gráfico de uma função quadrática qualquer com raízes reais.

“Enquanto fazíamos a lista de exercícios e discutíamos as perguntas, olhei para o quadro e vi que, para encontrar o ponto P, era só somar as raízes (os valores de x1 e x2)”, contou a aluna.

O professor concordou e, imediatamente, os colegas começaram a aplicar a ideia às questões já resolvidas. Identificaram que o argumento era válido e Leonardo chamou a atenção da turma para a prova, que é o processo de mostrar que o teorema está correto.

Para encontrar o ponto P, bastava somar as raízes (os valores de x1 e x2), percebeu Camille

“É simples, basta somar as raízes da função que encontrava o ponto da simetria da função (0,c). A descoberta foi de enorme alegria, tanto para mim, tanto para os demais. Quando eu levantei a mão para falar com o professor, sobre somar as raízes, ele tinha falado que era uma teoria, quando ele realizou a prova, foi provado o “Teorema de Etiene”. E depois dali, enxerguei a matemática de um outro jeito”, finalizou.

A comemoração foi imediata, um momento de descoberta coletiva que mudou o modo como Camille e os colegas enxergavam a tão temida matemática: “A felicidade foi contagiando a sala toda”, relatou a estudante.

Etiene, que antes precisava de aulas particulares para superar os desafios da disciplina, hoje oferece auxílio aos que também têm dificuldades com os números e não só em matemática.

“Fiquei muito boa nas matérias de exatas. Nas provas, eu estudava para mim e ajudava os colegas e com isso me senti muito especial”, afirmou.

Camille e o professor Leonardo Muniz. Foto: Divulgação/IFF

Para o professor, presenciar o momento de aprendizado dos estudantes trouxe grande satisfação.

Camille conta que sempre teve vergonha de fazer perguntas aos professores e, após a experiência em sala de aula, tem mais segurança para apresentar seus questionamentos não só em matemática, mas também nas demais disciplinas do ensino médio e técnico.

Começou, ainda, a se interessar por Olimpíadas do Conhecimento, como a OBMEP, e já se prepara para as provas que pretende fazer. Segundo ela, as questões que antes pareciam “bichos de sete cabeças”, agora são resolvidas com facilidade.

O “Teorema de Etiene” mudou a vida de Camille e inspirou colegas, familiares e educadores. Um artigo sobre ele foi publicado na Revista do Professor de Matemática (RPM), periódico de prestígio entre os profissionais da área.

“É um teorema bem simples, mas mudou minha visão e a visão de amigos. Foi muito importante para mim, minha família e amigos. Aproximou mais a turma e isso foi muito legal”, concluiu.

Perguntava pelo G1 sobre criar um novo projeto, a aluna não hesitou. “Se tiver oportunidade, por que não?”, disse.

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