Navegar

21/03/2023

‘Matemática está presente no nosso cotidiano’, diz Viana

Em entrevista ao Itaú Social, o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, abordou a importância da matemática no cotidiano e propôs formas de tornar o conhecimento mais atrativo no ambiente escolar. A reportagem destacou ainda a participação do pesquisador no 4º Seminário Mentalidades Matemáticas, realizado em novembro de 2022. O projeto é uma iniciativa parceira do Itaú Social, uma organização sem fins lucrativos que apoia projetos voltados para a educação. 

Leia mais: Imprensa destaca esforço de alunos por ouro na OBMEP
Estudante premiado na OBMEP inspira pai a voltar a estudar
Exposição relembra trajetória de Maryam Mirzakhani

“A matemática é um conjunto de conhecimentos bastante abstratos. Ela existe para nos ajudar a entender o mundo à nossa volta. Mas se a pessoa não tiver como conectar esses saberes com a realidade concreta, então a matemática vai parecer uma lista esotérica de regras sem sentido. Infelizmente, o ensino da matemática nas escolas costuma enfatizar as regras, sem fornecer um entendimento transparente de por que razão elas são assim. Um exemplo são as operações com frações. Seria ótimo se fossem ensinadas com exemplos concretos, como fatias de pizza ou parcelas de terrenos”, afirmou Viana.

Questionado sobre a importância da disciplina, o diretor-geral do IMPA deu exemplos práticos. “A matemática está presente em todo o nosso cotidiano, mesmo quando não percebemos. Ao usarmos o celular, a comunicação é feita por meio da matemática, com criptografia e tratamento de sinal. Quando assistimos à televisão, a matemática também está lá com a análise de Fourier, wavelets e compressão de sinal. O mesmo ocorre ao navegarmos na internet e lidarmos com inteligência artificial e ciência de dados.”

A entrevista faz parte da série “Dez perguntas para”, publicada no site da instituição, e tratou de temas como a formação dos professores e o impacto da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), criada pelo IMPA em 2005.

Acesse a reportagem completa neste link. 

Leia também: Émilie du Châtelet é tema de coluna de Marcelo Viana
Hallison Paz equipara IMPA à empresa Meta