Navegar

19/04/2021

16ª OBMEP reabre inscrições nesta segunda-feira (19)

Adiada por causa da pandemia da Covid-19, a 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) terá este ano um novo calendário e mudanças no regulamento. As inscrições reabrem nesta segunda-feira (19) e vão até as 23h59 de 30 de abril. Escolas públicas e privadas que não se inscreveram em 2020 estão convidadas a fazê-lo agora, e instituições que já aderiram podem editar suas informações dentro do mesmo prazo, caso desejem. Para as que não têm nada a modificar, permanece válido o que foi enviado entre 10 de fevereiro e 20 de março de 2020.

O novo regulamento traz algumas mudanças importantes, que valem exclusivamente para esta OBMEP, em razão da pandemia. Diferentemente das  edições anteriores, as provas da primeira fase serão disponibilizadas na página restrita da escola no site da OBMEP, em 30 de junho. As escolas terão de 30 de junho a 3 de agosto de 2021 para aplicar os exames. Fica a critério delas determinar em quantos turnos e em que formatos, presenciais ou remotos, os alunos farão as provas.

Leia mais: Jorge Duque defende tese sobre ciclos de Hodge nesta terça (20)
Maurício Peixoto, o matemático de inspiração infinita
Na Folha, Viana investiga a origem dos números negativos

Os cartões-respostas dos estudantes classificados para a segunda fase devem ser enviados pelos correios ou por aplicativo entre 1º de julho e 11 de agosto. No dia 9 de setembro, a organização divulgará os classificados para a segunda fase, prevista para acontecer de forma presencial, em 6 de novembro. Confira o calendário.

Maior olimpíada científica do país, a OBMEP reuniu mais de 18,2 milhões de estudantes na edição de 2019, abrangendo 99,71% dos municípios do Brasil. A competição é voltada a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas municipais, estaduais e federais e escolas privadas.

As provas acontecem em duas fases: a primeira é composta por uma prova múltipla-escolha de 20 questões, e a segunda por uma prova discursiva de seis questões. Os exames são divididos por grau de escolaridade: Nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). Nesta edição, a OBMEP admitirá, excepcionalmente, a participação de estudantes que tenham concluído o Ensino Médio em 2020 em escolas que fizeram a inscrição no mesmo ano e declararam ter alunos no Nível 3.

Serão distribuídas aos alunos participantes 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata e 5.175 medalhas de bronze, além de 51.900 menções honrosas. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos estudantes.

Além de estimular o estudo da matemática no país, a competição tem como objetivo identificar jovens talentosos e promover inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Criada pelo IMPA em 2005, a OBMEP é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

Leia também: Simpósio de sistema político recebe artigos até 26 de abril
Projeto de inteligência artificial do IMPA ganha edital da Faperj