Navegar

17/09/2024

Tese de Marcelo Campos vence Prêmio CAPES 2024

A tese de doutorado do pesquisador do IMPA Marcelo Campos, defendida no IMPA em 2023, foi a vencedora do Prêmio CAPES de Tese 2024 na área de Matemática / Probabilidade e Estatística. A 19ª edição da premiação tem como objetivo reconhecer os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil em cada área de conhecimento reconhecida pela fundação. 

Com o título, “Random Matrices, Additive Combinatorics, and Convex Geometry” , o trabalho, orientado pelo pesquisador do IMPA Robert Morris, tem oito capítulos e cada um trata de um problema que abrange as subáreas destacadas no título do trabalho. Na avaliação da CAPES, a “contribuição certamente será de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação stricto sensu e do conhecimento científico de qualidade no Brasil.”

Leia mais: #AlémDasEquações: uma ‘Menina Olímpica’ no IMPA Tech
Centro Pi seleciona 4 alunos para projeto com a Stone
IMPA está com vagas para pesquisador e pós-doutores

Feliz com a distinção, Campos fez questão de ressaltar que o trabalho foi o resultado de várias parcerias. “Senti que foi um reconhecimento do trabalho desses anos de doutorado. Boa parte desse trabalho foi feito em colaboração com diversos pesquisadores, já que dos oito capítulos, seis foram colaborações.”

Ao todo, a instituição premiou 50 teses de diferentes áreas. Agora, três trabalhos serão agraciados com o Grande Prêmio CAPES de Tese relacionado a cada colégio de avaliação: Ciências da Vida, Humanidades e Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. O resultado será divulgado em dezembro, mesmo mês em que ocorrerá a solenidade de entrega das premiações.

Doutor pelo IMPA e pesquisador do instituto, Campos também ocupa um cargo de pesquisador júnior no Trinity College em Cambridge. Antes, ele concluiu um pós-doutorado na Universidade de Oxford (Inglaterra). Suas pesquisas têm se concentrado principalmente na teoria de Ramsey, teoria de matrizes aleatórias, geometria convexa, combinatória probabilística e aditiva. 

Avanço no Teorema de Ramsey

Em janeiro do ano passado, Campos, Morris e os pesquisadores Simon Griffiths (PUC-Rio) e Julian Sahasrabudhe (Cambridge) chegaram a um novo algoritmo capaz de melhorar o limite do teorema de Ramsey, durante o Curso de Verão do IMPA.  O resultado foi o mais significativo na área desde 1935.

Não demorou muito para que o feito se espalhasse na comunidade matemática.
William Timothy Gowers, ganhador da Medalha Fields, em 1998, que chegou a trabalhar no mesmo problema, reconheceu o progresso do grupo. “Basicamente todos os pesquisadores de combinatória tentaram arduamente responder essa pergunta, incluindo eu mesmo”, escreveu.

Pouco tempo depois, o feito estampou a capa do jornal O Globo e ganhou matérias na Folha de S.Paulo; na edição on-line da Revista Galileu, na Band TV e também na Quanta Magazine

Em julho, os resultados foram apresentados no 34º Colóquio Brasileiro de Matemática. A palestra oferecida por Campos e Simon foi definida pelo público como divertida, didática e surpreendente.

Prêmio CAPES

Criado em 2006, o Prêmio CAPES de Tese já reconheceu mais de dez trabalhos de doutorado do IMPA como os melhores da área de matemática. A premiação oferece diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de até 12 meses para o autor da tese.

O último trabalho reconhecido foi na edição do prêmio de 2022, que elegeu a tese de Letícia Dias Mattos, também orientada por Robert Morris, como a melhor  dissertação de 2021, na área de Matemática / Probabilidade e Estatística.

Com o título “Propriedades Combinatoriais de Grafos e Matrizes Aleatórios”, o trabalho já tinha conquistado menção honrosa no Prêmio Gutierrez 2022. Em sua tese, Letícia estudou dois dos principais objetos em combinatória probabilística: matrizes aleatórias e grafos aleatórios.

André Chirre, Rangel Baldasso, Felipe Gonçalves e Valdir Pereira Júnior foram alguns dos doutores do instituto premiados nos últimos anos. 

Leia também: Novo orquidário traz ainda mais cor ao IMPA
FestMat tem mais de 650 matérias na imprensa