Julho de 2002

Programa
de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio

IMPA, Rio de Janeiro, 29 de julho a 2 de agosto de 2002

  1. Preliminares

    Este projeto visa oferecer treinamento para professores de Matemática do Ensino Médio de todo o Estado do Rio de Janeiro. Realizado desde 1990, dá prosseguimento ao bem sucedido programa, empreendido pelo mesmo grupo treinando os professores nos assuntos relativos às três séries do Ensino Médio.

    Dele resultou uma série de livros especialmente voltados para o professor de Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da SBM. É seguro afirmar que esta coleção representa a melhor referência disponível no Brasil para formação de professores de Ensino Médio de Matemática.

    A maior parte dos primeiros livros da coleção resultou de outro projeto empreendido pelo mesmo grupo, com o patrocínio da VITAE, e que treinou cerca de 800 professores de todo o Brasil. Cada um dos livros oriundos desse projeto é dedicado a um tema do ensino médio. Estão disponíveis os seguintes títulos:

    Em uma outra fase, que contou com auxílio do programa CAPES-FAPERJ, foram produzidos os livros intitulados A Matemática do Ensino Médio – volume 1, volume 2 e volume 3. Como o nome indica, são organizados de modo a cobrir, cada um, o material de uma das séries do Ensino Médio. Além do cuidado com o conceito e a visão crítica de cada tema, presente em todos os livros da Coleção, os livros dessa nova série se aproximam mais da sala de aula, discutindo a postura do professor ao ensinar cada assunto e dando sugestões para sua atuação. É permanente a preocupação de dar ao professor instrumentos para demonstrar a relevância do que ele ensina, relacionando os temas entre si e com as aplicações.

    A distribuição do primeiro volume da série teve início em janeiro de 1997 e despertou acentuado interesse em todo o país. A primeira edição, de 2000 exemplares, esgotou-se em seis meses. O estado do Ceará, por exemplo, adquiriu 750 exemplares para distribuição a todos os professores de sua rede. Os programas Pró-Ciências do Ceará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina e Goiás utilizam esse mesmo livro.

  2. Detalhamento do programa
    • Organização do Curso

      O programa é realizado em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das três séries. Em cada módulo, as atividades ocorrem durante os recessos escolares.

    • Desenvolvimento do treinamento

      O grupo a ser treinado terá 100 professores. Cada módulo consta de treinamento em tempo integral durante uma semana. As atividades de cada dia consistem em aulas expositivas pela parte da manhã e trabalhos em grupo à tarde. Ao final da semana de trabalho, cada grupo de professores recebe uma tarefa, envolvendo resolução de problemas e elaboração de materiais didáticos adicionais.

  3. Local de realização

    Cada um dos módulos do programa será realizado simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país. As aulas expositivas serão transmitidas ao vivo, via Internet, utilizando a infraestrutura da RNP, do IMPA para as instituições participantes em outros estados. Os professores participantes poderão enviar suas perguntas durante a realização das aulas, utilizando um programa de “chat”. As atividades da tarde serão conduzidas localmente. Para julho de 2002, está prevista a participação das seguintes instituições:

  4. Equipe

    A equipe responsável pela preparação e aplicação dos dois módulos que constituem este projeto é formada por:

    • Augusto César Morgado
    • Eduardo Wagner
    • Elon Lages Lima (coordenador)
    • Paulo Cezar Pinto Carvalho
    • Maria Celano Maia (secretária executiva)
    • Priscilla Fernades Pomateli (secretária)

    Este grupo vem trabalhando junto há vários anos em atividades ligadas ao ensino da Matemática, tais como a publicação da Revista do Professor de Matemática (que existe há 14 anos), as Olimpíadas de Matemática (regionais, nacionais e internacionais), a autoria de diversos livros sobre a Matemática da escola secundária e, principalmente, a concepção e implementação deste programa.

    Coordenadores do programa nos estados.

  5. Programação

  6. Inscrição

    As inscrições encontram-se abertas até o dia 12 de julho. Podem inscrever-se professores que lecionam Matemática no Ensino Médio e também alunos que estejam se graduando em Matemática.
    Por favor envie sua ficha de inscrição para o endereço:

                  Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
                  Serviço de Informação Científica – Sala 205
                  Estrada Dona Castorina, 110
                  22460-320, Rio de Janeiro, RJ

    Você também pode usar o e-mail: ddic@impa.br
    Os candidatos selecionados receberão uma notificação.

  7. Programas Anteriores